Geral

Debate sobre turismo religioso é promovido pela RDG em Guarapari

A reunião contou a presença de membros da RDG, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e pessoas ligadas ao turismo local

Foto: Divulgação
A reunião aconteceu no início da semana. 

A Rede de Desenvolvimento de Guarapari – RDG realizou na última segunda-feira (07), no Hotel Atlântico no Centro da cidade, uma reunião com o tema “Guarapari no contexto do turismo religioso”, onde membros do grupo e representantes do turismo local puderam debater junto à mediadora Ludmila Dutra. O encontro também contou com a presença do atual subsecretário Estadual de Turismo, Gedson Merízio e a participação especial da historiadora Maria José Cunha, que estudou a vida e a obra do São José de Anchieta e o trabalho dos Jesuítas no Brasil.

A mediadora da reunião, Ludmila Dutra, é mestre em planejamento territorial para o turismo e já foi secretária da pasta em Guarapari. Atualmente é consultora em turismo e desenvolvimento social, professora de políticas públicas de turismo e voluntária na RDG. Ela explicou que a intenção da Rede é propor um ordenamento do turismo na cidade durante todos os meses do ano e que os moradores tenham uma identidade histórico-cultural de Guarapari com o resgate da história do município. “Queremos ajudar na organização do turismo de Guarapari em diferentes segmentos, para haver atividade durante todo o ano, não só no verão. O que buscamos é discutir e elaborar ações e iniciativas com foco no turismo de saúde e religioso”, relatou.

Foto: Divulgação
A palestrante Maria José é licenciada em ciências históricas pela Universidade Livre de Lisboa. Pós graduada em educação pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Mestre em estudos lusófonos pela Universidade de Évora. Doutorada em teoria jurídico-politica e relações internacionais pela Universidade de Évora. E, professora titular de História em Portugal.

Em sua primeira agenda de trabalho em Guarapari, Gedson Merízio enfatizou a importância do turismo religioso para a cidade. “Temos uma riqueza enorme em nosso município, que junto a Anchieta tem uma fonte rica de informações sobre a vida do santo padre José de Anchieta. Esse tipo de turismo precisa ser trabalhado, explorado e apresentado a sociedade para gerar emprego e movimentar a cidade. Uma fonte geradora de riquezas, produtos e comercialização”.

Sobre a possibilidade de intervenção com o Governo do Estado sobre a ação, o subsecretário disse que a reunião o mobilizou e que apresentará ao secretário de Turismo tudo o que foi relatado no encontro. “Essa pauta será apresentada para a área técnica para construirmos um projeto de união entre Guarapari e Anchieta e divulgarmos essa história riquíssima do padre”.

A Rede de Desenvolvimento de Guarapari – RDG

Grupo de voluntários atuando como um fórum permanente de discussão de idéias e projetos que visam o desenvolvimento da Cidade Saúde, e com o objetivo de tornar Guarapari uma cidade sustentável para quem mora e investe localmente.