Depois de o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-ES) verificar irregularidades em uma obra no Edifício Acapulco B, no Condomínio Residencial Atlântica Ville, em Vitória, a Defesa Civil do município esteve no local e descartou risco imediato de desabamento. Uma equipe de fiscais do Crea-ES foi ao local após uma denúncia anônima e indicou que a obra é clandestina.
A Defesa Civil de Vitória e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) fizeram uma vistoria na obra do prédio ainda na tarde desta sexta-feira (5).
De acordo com a engenheira da Defesa Civil, Sidneia Assis, foi constatada uma pequena reforma que está sendo realizada nos fundos do condomínio.
“Verificamos esta intervenção no residencial, porém, não identificamos nenhum risco de colapso da estrutura, apenas alguns pontos de ferrugem exposta”, disse a engenheira.
Segundo a prefeitura, o fiscal da Sedec que esteve no local fez uma intimação para que a responsável pelo prédio apresente uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra. A Defesa Civil informou que, em caso de urgência, a população deve acionar o plantão 24h. O telefone é (27) 98818-4432.
O presidente do Crea, Jorge Silva contou que a obra não tinha profissionais e nem engenheiros devidamente habilitados. “Se houvesse continuidade, com certeza o prédio estaria no chão. Por ser uma obra em uma região inclinada e com solo arenoso, sem consistência, automaticamente teríamos um grande risco de desabamento”, alertou o presidente.
Já a administração do condomínio explicou que a obra era feita por dois pedreiros, e que não há nenhum risco para os moradores.