Geral

Defesa Civil alerta para chuvas intensas e granizo no Sul do ES

Segundo boletim extraordinário, municípios mais afetados devem ser os das regiões Sul e do Caparaó, com risco alto de deslizamento em Ibitirama

Foto: Defesa Civil de Apiacá
Apiacá foi afetada com 111.8 milímetros de chuva entre quinta (18) e sexta-feira (19)

O Espírito Santo pode ter vendaval, chuva intensa e temporal nas próximas horas desta sexta-feira (19). Também há risco alto de deslizamento de terra no município de Ibitirama, na Região do Caparaó. As informações estão no Boletim Extraordinário emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado (Cepdec). 

O boletim também aponta possibilidade de chuva de granizo, ventos de até 100 km/h, temporal e volumes de chuvas que podem chegar até a 100 milímetros entre sexta (19) e sábado (20).

Segundo a Defesa Civil estadual, os municípios com maior risco de serem afetados por granizo, vendaval e tempestade estão no Sul do Estado e na Região do Caparaó. São eles Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna e São José do Calçado.

Alagamentos no Sul

Ainda segundo o boletim do Cepdec, Ibitirama teve o maior acumulado de chuvas no Estado nas últimas 24 horas. Foram 133.40 milímetros. Logo em seguida estão Apiacá, com 111.8 milímetros e Bom Jesus do Norte com 106 milímetros. Outros 14 municípios aparecem com volumes de chuva que vão de 31.73 milímetros a 93 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. As condições do tempo informadas no boletim valem até este sábado. 

Veja alguns registros feitos na manhã desta sexta em Ibitirama:

Em Apiacá, foram registrados vários pontos de alagamento. A Compdec está fazendo o levantamento das famílias afetadas. Uma família precisou ser retirada de casa preventivamente e foi encaminhada a casa de parentes. Em Cachoeiro de Itapemirim, houve a queda de uma árvore sobre uma residência e rede elétrica no bairro Aparecida.

PREVISÃO DO TEMPO

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também fez um alerta para pancadas de chuvas com trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento. Veja a previsão do tempo para a sua região!

Sexta-feira – 19/02

Na Grande Vitória, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

Na região sul, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 35 °C. Nas áreas altas: mínima de 21 °C e máxima de 30 °C.

Na região serrana, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 20 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 26 °C.

Na região norte, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

Na região noroeste, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 30 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 20 °C e máxima de 26 °C.

Na região nordeste, aumento de nuvens com chuva ao longo do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas entre a tarde e a noite. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 29 °C.

Sábado – 20/02

Na Grande Vitória, céu encoberto com chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Vitória: mínima de 22 °C e máxima de 26 °C.