A chuva que atinge o Espírito Santo desde o fim de semana tem deixado as autoridades de 14 municípios capixabas em alerta para o risco de deslizamentos de terra.
Em Cariacica e na Serra, esse risco é considerado alto, segundo o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 17 horas desta segunda-feira (11).
Em outras 12 cidades, esse risco é moderado. São elas: Vila Velha, Viana, Vitória, Santa Leopoldina, Aracruz, Guarapari, Fundão, Bom Jesus do Norte, Rio Novo do Sul, João Neiva, Ibiraçu e Mimoso do Sul. Além disso, segundo a Defesa Civil, há riscos de alagamentos em toda a Grande Vitória.
Cariacica foi a cidade que registrou o maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas: 153,5 milímetros. Em seguida, aparece Viana (138,2 mm), Serra (136,59 mm), Vila Velha (127,74 mm) e Guarapari (116,14 mm). Ao todo, 36 municípios do estado tiveram chuvas com mais de 50 mm.
Ainda segundo o boletim da Defesa Civil, a terça-feira (12) de feriado deverá ter diminuição das chuvas na maior parte do oeste capixaba, mas ainda chove a qualquer hora na faixa leste do estado, especialmente na Grande Vitória.
Diferentemente desta segunda, há condições para pancadas de chuva em alguns momentos, mas a probabilidade de ocorrência de outros fenômenos adversos é relativamente baixa.
Defesa Civil anuncia estado de alerta para todo o ES
Por causa da chuva, a Defesa Civil estadual divulgou que todo o território capixaba se encontra em estado de alerta.
O nível corresponde ao acumulado de chuva observado nos últimos dias e a persistência de condições meteorológicas favoráveis para continuidade das chuvas de intensidade moderada em todo o estado.
A Defesa Civil informou que está monitorando o sistema de informação de desastres no Estado 24 horas por dia, como índices pluviométricos, previsões meteorológicas, avisos e alertas.
Instituto emite novo alerta de chuva forte para todo ES
Na manhã desta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para acumulado de chuva, com perigo potencial, para todo o Espírito Santo. De acordo com o aviso, pode chover até 100 milímetros por dia.
O alerta é válido até às 10 horas desta terça-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida. Além do Espírito Santo, a área sob alerta compreende todo o Estado do Rio de Janeiro, partes de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.
O Inmet alerta para risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.
As orientações são para evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Leia também:
>> Chuva: quatro municípios da Grande Vitória estão sob risco de deslizamento
>> Véspera de feriado com chuva forte e alagamentos na Grande Vitória. Veja vídeos!