Após vistorias de rotina no Mestre Álvaro, a Defesa Civil da Serra emitiu parecer técnico sobre a Trilha de Furnas, que apresenta riscos para os visitantes e deve ser momentaneamente evitada. O motivo da interdição é que o local tem bastante vegetação e algumas pedras, chamadas matacões, que podem se desprender e atingir quem estiver abaixo.
O Mestre Álvaro conta com quatro trilhas que são utilizadas por grupos diversos para turismo de educação ambiental. Sendo assim, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), recomendou que os visitantes optem pelas Trilhas Norte, Três Marias e Pitanga.
A chefe da Divisão de Administração de Unidades de Conservação da Semma, Danielle Fátima de Aquino, ressaltou a importância de usar os caminhos alternativos para o passeio.
“A segurança dos visitantes é prioridade e há as outras três trilhas que podem ser utilizadas, até a solução deste problema”, reforçou Danielle.
Sobre o Mestre Álvaro
O Mestre Álvaro é um monumento natural de destaque na Serra, que possui 833 metros de altura, apresentando vegetação e fauna da Mata Atlântica. Muitos recursos hídricos que fazem parte de três bacias hidrográficas diferentes, além de compor o corredor ecológico Duas Bocas-Mestre Álvaro.
O local foi transformado em Unidade de Conservação, sendo denominado APA Estadual de Mestre Álvaro em 1991.