Geral

Delegado desaparecido entrou em riacho no meio da mata para suportar calor de 38ºC

Ao ser encontrado, José Durval da Silva, de 93 anos, estava cansado e desorientado. Ele foi levado para ser atendido na UPA de Viana Sede

O delegado aposentado José Durval da Silva, de 93 anos, resgatado nesta quarta-feira (27) em uma área de mata fechada no interior de Domingos Martins, foi encontrado com parte do corpo dentro da água. 

Ele estava desaparecido desde a última segunda-feira (25) quando saiu de Vitória e ia em direção ao sítio dele em Viana.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo informações apuradas pela repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/Record TV, assim como planejado, José Durval conseguiu chegar no sítio dele e ainda conversou com o caseiro, mas na hora de voltar para casa, ele desapareceu.

Foto: Reprodução / Notaer

O resgate aconteceu por volta de 13h desta quarta-feira (27) e, além do local de difícil acesso, outra coisa que preocupou os militares foi o calor que fazia no momento do socorro.

“Na hora que decolei do local para fazer o resgate, estava marcando 38ºC naquele vale, para vocês terem uma ideia da dificuldade que estava para a gente e para ele também, apesar de estar com parte do corpo submersa no riacho”, explicou o coronel Ronaldo Mutz, do Notaer.

Veículo encontrado ajudou no resgate do delegado

Durante a tarde de terça-feira (26), a equipe do Notaer conseguiu localizar o carro do delegado aposentado, um Fiat Strada branco, em uma estrada de chão na localidade de Vale da Estação, interior de Domingos Martins, Região Serrana do Estado.

>> VÍDEO | Veja o momento do resgate de delegado desaparecido no ES

O investigador da Polícia Civil, Carlos Eduardo, que trabalha com o Notaer, disse que ter achado o veículo ajudou a mapear as regiões para as buscas.

“A partir do ponto do veículo, onde foi encontrado, nós estabelecemos um perímetro de busca com a aeronave e isso foi importante porque de cima começamos a visualizar os caminhos e trilhas que a vítima poderia ter feito para chegar até uma pousada ou sítio e pedir uma ajuda”, explicou o investigador.

Carlos também contou que, ao ser encontrado, José Durval estava cansado e desorientado. 

“Acredito que ele tentou descer pelo córrego e acabou cansando e ficando ali até ser encontrado hoje”, detalhou o investigador.

“Eu achei que nunca mais veria ninguém”, disse idoso à filha após ser resgatado

Após o resgate, a filha do delegado aposentado, a servidora pública Iara Ferraz, conversou com a equipe da TV Vitória e contou sobre o estado de saúde do pai.

“Meu pai está muito bem. Ele está lúcido como ele sempre esteve, reconhece a gente, está muito emotivo, mas está muito abalado com o que ocorreu, está choroso. Quando eu perguntei se ele queria ver minha mãe, ele falou que sim, porque durante um tempo ele achou que nunca mais veria ninguém”, disse a filha do delegado.

Depois do susto, José Durval foi levado para a UPA de Viana Sede, onde ficou internado e recebendo os primeiros socorros. Quando estiver melhor, ele será transferido para um hospital particular.

* Com informações da repórter Thainara Ferreira, da TV Vitória/Record TV.