Uma dentista de uma unidade de saúde do Ibes, em Vila Velha, passou por uma situação constrangedora na última quinta-feira(20), após se ausentar por alguns minutos do local de trabalho. A profissional teria pedido licença para um paciente para realizar o pagamento de um lanche na área externa do local. O paciente concordou com a saída da profissional. Após efetuar o pagamento, a dentista foi impedida de entrar novamente na unidade de saúde.
Em um vídeo registrado por um paciente, a dentista aparece chorando e relata que ficou chocada ao ser impedida de entrar na unidade. No mesmo vídeo, a profissional pede para que uma colaboradora da unidade busque os pertences dela, que ainda permaneciam no local.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Vila Velha (SINFAIS), Ricardo Aguilar, a dentista é uma servidora efetiva que se ausentou do local de trabalho por alguns minutos e se deparou com a porta fechada e com um vigilante a proibindo de entrar no local.
Segundo Ricardo, a ordem teria partido do diretor da unidade de saúde. O presidente do sindicato disse ainda que a profissional, assim como outros, não tem hora de alimentação regular, pois a demanda de um posto de saúde não os permite cumprir tal horário. Ainda segundo o presidente da categoria, a dentista só teria entrado no local após a Polícia Militar ser acionada.
A Prefeitura de Vila Velha informou, por nota, que a subsecretaria de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a qual está subordinada a unidade em questão, abriu uma sindicância para apurar a ocorrência, para então adotar as providências cabíveis.