Geral

Dentistas da rede pública no sul do ES participam de capacitação sobre câncer de boca

O evento é em alusão à Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, que é lembrada, nacionalmente, na primeira semana de novembro. Ao todo, são esperados 80 profissionais

Os profissionais vão atualizar conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico da doença na próxima quinta-feira (10) Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Os dentistas que atuam na rede pública de saúde de Cachoeiro e de municípios vizinhos participam nesta quinta-feira (10) de uma capacitação para aprimorar conhecimentos sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca. O evento será realizado na Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro, a partir das 8h.

Cerca de 80 profissionais são esperados no encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em alusão à Semana de Prevenção ao Câncer Bucal, que é lembrada, nacionalmente, na primeira semana de novembro.

A programação é da equipe formada pelas dentistas Jeusa Maria Faé, da Prefeitura de Vitória, Liliana Aparecida Pimenta de Barros, da Universidade Federal do Espirito Santo, e Bernardeth de Lourdes Guerra, da prefeitura de Domingos Martins.

Casos

Em Cachoeiro, os pacientes diagnosticados com suspeita de câncer bucal em consultórios odontológicos da rede municipal de saúde são encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que também é referência para consultórios particulares. No local, é feito encaminhamento para novos exames e, se necessário, para cirurgia.

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção 

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção.