Um morador em situação de rua de 46 anos, identificado como Arno, conseguiu realizar o sonho de cursar Direito e sair das ruas, após uma corrente de solidariedade na internet. Depois de prestar o vestibular, Arno conseguiu bolsa integral em uma faculdade, um emprego e um ano de aluguel pago.
Tudo começou quando a página Bate Papo Sustentável encontrou com o homem em uma avenida movimentada de Blumenau, em Santa Catarina. Na ocasião, ele explicou que vivia nas ruas há 4 anos, desde que ficou desempregado. Mesmo tendo família, preferiu ir para as ruas a ter que depender de outras pessoas. Apesar da situação, ele continuava estudando e sonhava em fazer uma faculdade.
Mesmo morando na rua há anos, Arno carregava uma pilha de livros para onde ia, junto com certificados de ensino fundamental e médio que concluiu em 2018 por meio do ENCCEJA. No ENEM deste ano, o homem conseguiu fazer sua inscrição, imprimiu o boleto e pediu dinheiro no sinal para conseguir pagar para fazer a prova. Em um dia, ele conseguiu o dinheiro e prestou o exame.
A história comoveu os administradores da página que decidiram compartilhar a situação de Arno nas redes sociais, em busca de ajuda. Foi aberta uma vaquinha para ajudá-lo a ter um lugar para morar, tomar um banho e estudar.
Em poucos meses, a vaquinha alcançou mais do que a meta e Arno ganhou 13 meses de aluguel para sair das ruas, ganhou uma bolsa de estudos integral para cursar Direito em uma faculdade da região e foi chamado para um emprego, além de cortes de cabelo, atendimento odontológico, oftalmológico e psicológico para ajudar na nova fase de vida.
Com informações Bate Papo Sustentável e Razões Para Acreditar