Os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) fizeram, na segunda (2) e terça-feira (3), a catação manual de caramujos africanos na orla da praia de Camburi.
Após as fortes chuvas e calor dos últimos dias, é comum aparecer esse tipo de caramujo no meio ambiente, pois é resistente ao frio e à seca e sai para se alimentar e reproduzir à noite, durante ou logo após o período chuvoso.
Os caramujos africanos colocam até 500 ovos por ano e têm uma vida média de 5 anos. “Entre as contribuições para a proliferação dos caramujos, estão a ausência de predadores naturais e a alta taxa reprodutiva que eles possuem”, explicou o diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Rogério Almeida.
Prevenção
A fim de controlar a infestação de caramujos em Vitória, o CVSA monitora as áreas de ocorrência do município, especialmente em períodos após as chuvas. Esse monitoramento é realizado principalmente pelo atendimento de demandas recebidas por meio do 156 Online
O atendimento de demandas sobre infestação de caramujos envolve orientação à população, catação manual em áreas públicas infestadas e, em último caso, aplicação de produtos químicos para controlar grandes quantidades de caramujos.