Geral

Depois do Facebook, Instagram anuncia ferramenta de prevenção ao suicídio

A ferramenta possibilita que os usuários possam enviar uma mensagem anônima quando se depararem com comportamentos preocupantes de seus amigos na rede

Se algum usuário relatar um post preocupante, o amigo receberá uma mensagem de apoio Foto: Breno Ribeiro

Depois do Facebook, chegou a vez do aplicativo Instagram – rede social de fotografias – anunciar uma ferramenta de prevenção ao suicídio. O anúncio foi feito na última terça-feira (18) e a ferramenta possibilita que os usuários possam enviar uma mensagem anônima quando de depararem com comportamentos preocupantes de seus amigos na rede. 

De acordo com o Engadget.com, se algum usuário relatar um post preocupante, o amigo receberá a seguinte mensagem: “Alguém viu um de seus posts e pensa que você pode estar passando por um momento difícil. Se você precisar de apoio, nós gostaríamos de ajudar”. 

“Entendemos que os amigos e os familiares muitas vezes desejam oferecer ajuda, mas nem sempre sabem qual é o melhor caminho para intervir”, disse Marne Levine, COO da rede social, em entrevista ao Engadget. “Estas ferramentas são projetadas para que você saiba que você está cercado por uma comunidade que se preocupa com você”, completou.

Ainda segundo o Engadget, para a criação da ferramenta, o Instagram teve a colaboração de especialistas em saúde mental, além de pessoas que já enfrentaram problemas distúrbios mentais e problemas semelhantes. 

Facebook

Desde o dia 14 de junho deste ano, o Facebook disponibiliza uma ferramenta para prevenir casos de suicídio e automutilação. A função, criada em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), permite que usuários indiquem, anonimamente, publicações que possam evidenciar ideias depressivas ou suicidas. O usuário que teve o post reportado recebe uma mensagem do Facebook com opções de ajuda. Saiba mais!

As informações são do Engadget e Estadão Conteúdo.