O desabamento de um prédio no Centro de Vitória, na manhã desta quarta-feira (15) levantou um questionamento sobre a situação dos imóveis da região, que concentra grande quantidade de construções antigas.
A Defesa Civil de Vitória esteve nos escombros do prédio, pela manhã e durante a tarde desta quarta-feira (15). Segundo o órgão, ainda não é possível apontar a causa do desabamento, mas há indícios de que a falta de manutenção tenha contribuído.
Em novembro do ano passado, membros da Associação de Moradores do Centro de Vitória participaram de um mutirão, com finalidade de identificar imóveis com estruturas precárias. O trabalho foi realizado em conjunto com a Defensoria Pública do Espírito Santo e movimentos sociais. Mais de 100 construções com problemas estruturais foram identificadas no levantamento.
Em entrevista à equipe de reportagem da TV Vitória, o assessor imobiliário Délio Santos, que representa os donos do imóvel, negou que os proprietários tenham sido negligentes na manutenção do prédio. Segundo ele, a prefeitura fiscalizava o imóvel anualmente e todos os pedidos de regularização foram cumpridos. Segundo Délio, a última vistoria foi feita em maio de 2019.
A reportagem fez contato com a Secretaria de Desenvolvimento de Vitória para saber como funcionam as fiscalizações e a frequência com que são realizadas, mas, até o fechamento da reportagem, não houve retorno. De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU), a administração dos municípios deve fiscalizar a situação dos imóveis, mas os proprietários são responsáveis por mantê-los em boas condições.