Um dos momentos de maior ansiedade na vida das mulheres, a hora do parto foi pauta do programa Panorama na noite de ontem. A obstetra do HFA, Dra Letícia Brito, foi convidada para esclarecer dúvidas, indicar alívios para o estresse do final da gestação e, claro, falar sobre o vídeo gravado entre as profissionais de saúde do hospital e as grávidas em trabalho de parto que viralizou na internet.
Segundo a obstetra, a maternidade do HFA é a grande paixão da equipe. “Nós acolhemos as gestantes de Guarapari e criamos confiança entre elas e toda a equipe. Nesse momento de mais dor e insegurança, essa entrega faz toda a diferença. Conseguimos fazer um trabalho sem pressão e com todos os profissionais envolvidos 100%”.
Sobre o vídeo, Dra Letícia contou que assistiu ao cantor Wesley Safadão e família fazendo o desafio e achou muito divertido. “Vi o “desafio da pisadinha” e achei que poderia utilizar como forma de alívio e descontração para nossas grávidas que estão no final da gestação, momento de muito nervosismo para as futuras mães”.
“A dança faz muito bem para o trabalho de parto, temos que acabar com essa verticalização. Quanto menos deitadas, mas rápida a descida do bebê, o relaxamento da mãe e a evolução do parto. Caminhar, dançar, agachar, entre outras atividades, ajudam nessa hora”, explicou a médica.
Durante a entrevista, a obstetra relatou a crescente do parto normal no município que em apenas um mês chegou a 87% dos partos realizados no HFA. “Cada vez mais mulheres estão optando pelo normal, inclusive é uma recomendação do Ministério da Saúde. A mulher é preparada para parir fisiologicamente e tem uma recuperação mais rápida. Não podemos esquecer que o parto normal é uma tentativa, não tem que ser obrigatório. Mas as mulheres têm que abrir a mente e pensar nessa possibilidade, caso não seja possível, faz a cesárea”, finalizou.
No final do programa a apresentadora do Panorama, Josiane Gualberto, convidou a Dra Letícia e os outros convidados para dançar o “desafio da pisadinha”, inclusive uma grávida no final da gestação, 37 semanas.