Geral

Descarte correto no ES: 369 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram destinadas em 2014

O desempenho é fruto do entrosamento e cumprimento das responsabilidades compartilhadas entre os elos do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos)

Em 2014, foram destinadas de forma ambientalmente correta 42.645 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo o país. A análise, realizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), mostra que o Espírito Santo foi responsável por destinar 369 toneladas do material – número que representa um crescimento de 25% em relação a 2013. O desempenho é fruto do entrosamento e cumprimento das responsabilidades compartilhadas entre os elos do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos). 

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.