Macarrão cru, casca de cebola, folhas de árvore, tecido, luzes. Para você pode não fazer nenhum sentido, mas para seu bebê é um mundo de sensações e descobertas. É através da curiosidade que a criança aprende e se desenvolve e, nesse sentido a escola deve ser uma oficina de pesquisa e experimentação, um laboratório para o aprendizado individual e em grupo, um local de construção.
“O ser humano desenvolve os cinco sentidos e outras percepções enquanto é criança, e elas vão se perdendo à medida que ele cresce, por isso é tão importante reforçar esse aprendizado na infância, por meio de experiências com o que cerca seu mundo” , explica a pedadoga Alessandra Salazar Paganoto.
Há 19 anos, Alessandra elabora os projetos da escola Idade Criativa, em Jardim Camburi, com uma proposta de educação infantil diferenciada. Lá, as crianças de zero a cinco anos descobrem o mundo através de experiências sensoriais com vários tipos de materiais, como madeira, luzes, transparência e contato com a natureza. “Quando você torna a criança protagonista das ações, com um conceito de educação infantil voltada para as habilidades sensoriais, ela aprimora o vocabulário e cria seus conceitos de aprendizagem e sensações”, afirma a pedagoga.
Para aprimorar esse conhecimento, a escola trará duas referências internacionais em habilidades sensoriais infantis no próximo dia 23, durante o I Encontro Internacional de Educação. Com o tema Relações: Crianças, Professores e Espaços, as pedagogas argentinas especialistas na educação da primeira infância e sócias fundadoras do Jardín Fabulinus, Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli, discutirão as dinâmicas da educação infantil voltadas para o desenvolvimento das habilidades sensoriais.
Brincando de aprender
Cada brincadeira que a criança participa ou inventa se multiplica em aprendizado. Ao jogar com um amigo, por exemplo, ela precisa conversar, ouvir, esperar a sua vez, aceitar quando perde e seguir regras. Com isso, ela está aprendendo a ser flexível, trabalhar em grupo e compartilhar.
Brincadeiras de rua, como o bom e velho esconde-esconde, pega-pega, queimada e tantas outras, estimulam a coordenação motora, além de exercitar o equilíbrio, as habilidades com as mãos e os pés e a destreza dos dedos.
E quem iria imaginar que ouvir e ler histórias e brincar com fantoches permitem que seu filho construa histórias e, por meio delas, aprenda a lidar com os desafios? Além disso, deixa a infância e a vida mais leve e divertida.
E aí, mamãe, já decidiu do que vai brincar com seu filho hoje?
CEI Idade Criativa
Rua Júlia Lacourt Pena, 255
Jardim Camburi – Vitória
Informações: (27) 3347-1089