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Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019

Uma parceria inédita foi firmada entre a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto Ayrton Senna para promover essa incorporação

Desenvolvimento socioemocional deve ser implantado nas escolas do ES até 2019

O Espírito Santo se prepara para ser um dos primeiros estados brasileiros a incorporar o desenvolvimento socioemocional de forma estruturada na rotina da sala de aula. Para isso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) firmou uma parceria inédita com o Instituto Ayrton Senna para promover essa incorporação à política educacional na rede pública de ensino do Estado.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, a proposta é preparar o cidadão para uma sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias. “No mundo de hoje, o indivíduo precisa desenvolver a capacidade de ter foco. São tantas informações, que é possível que ele se perca. Se não tem foco, não se constrói e não produz nada”, disse.

Um outro fator levantado pelo secretário é a capacidade que o indivíduo precisa ter para desenvolver trabalhos em equipe. “Se o cidadão não tem a capacidade de trabalhar em equipe, ele não vai muito longe na escola e na vida. São competências de relação com outras pessoas. O indivíduo precisa ser criativo e não ser um simples repetidor de coisas. Tem que ser crítico”, afirma.

A maior influência para a implantação desse novo sistema nas escolas é o avanço tecnológico. Para o secretário, é preciso acompanhar a evolução e estar preparado para o que ainda está por vir. “O modelo de educação que temos hoje é do século passado. Precisamos prepara nossos cidadãos para atender aos desafios do século 21”.

Rocha também afirma que a escola precisa estar preparada para atender as necessidades de cada jovem. “A ideia é que a escola se preocupe em proporcionar ao jovem um desenvolvimento de forma integral, não só cognitivo, mas social. Não adianta saber a matemática e não ter um autocontrole emocional”, declarou.

Para o secretário, a implantação do desenvolvimento socioemocional vai proporcionar ao jovem uma melhor preparação para lidar com as dificuldades da vida. “Hoje, se o aluno reprovar em uma matéria, isso já pode ser motivo para deixar a escola. Mas ele precisa entender que as dificuldades existem e que é preciso superá-las”, finalizou.

A construção desse currículo socioemocional está sendo trabalhada junto com o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação (MEC), que pode entrar em vigor já em 2018. A partir da implantação de um modelo de aprendizado implantado pelo MEC, será possível trabalhar no desenvolvimento do currículo a ser trabalhado nas escolas do Espírito Santo.