

Desfiadeira de siri há mais de trinta anos, Simone Leal, de 42 anos, é casada e mãe de um casal de filhos. Juntos, eles representam uma típica família da Ilha das Caieiras. Enquanto o marido é pescador, ela é responsável por cuidar dos mariscos e do pescado, além de produzir a principal comida típica da região, a Torta Capixaba.
Durante entrevista ao Jornal Online Folha Vitória, Simone falou sobre a importância do turismo gastronômico na região, da tradição pesqueira, da economia familiar, das belezas naturais da Ilha das Caieiras, e também faz um convite aos capixabas e turistas para comparecerem a 14º edição do Festival da Torta Capixaba, que acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril.
“Aqui na Ilha das Caieiras, a maioria dos maridos saem para pescar e as mulheres ficam em casa para manipular os mariscos. E na semana santa, com toda a família envolvida, o pescador, o marisqueiro e a desfiadeira consegue receber o seu décimo terceiro salário”, ressalta.
Festival
O evento, que acontecerá das 9h às 18h, contará com a participação de 31 expositores que vão oferecer aos visitantes a torta capixaba e várias delícias da culinária do Espírito Santo. Somente em 2017, o festival que é realizado durante a Semana Santa, atraiu mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País.