Em plena época de crise hídrica, com o Espírito Santo vivendo uma das piores crises de escassez de água, a prefeitura de São Mateus, no norte do Estado, dá um exemplo claro de desperdício e falta de conscientização.
Funcionários do Executivo foram flagrados lavando calçada com um caminhão-pipa na última quarta-feira. A imagem foi publicada pela internauta Sirlani Meneguci em uma rede social
“Com tantos problemas enfrentados pela crise de água, os governadores do sudeste fazendo planos de contingência e a prefeitura de São Mateus lavando as ruas. Falta trabalhadores para a limpeza? Falta conscientização do prefeito e sua equipe ou São Mateus esta livre dos problemas da estiagem?”, questionou.
A prefeitura de São Mateus disse que a água utilizada na lavagem da calçada não é potável.
Em nota a prefeitura esclarece ainda que a limpeza pública em São Mateus, não utiliza água potável para realizar seus serviços. A água usada é retirada diretamente do rio, que não apresenta problema de vazão. “Até então, a dificuldade que temos é a salinidade da água do rio Mariricu, que abastece apenas Guriri, e que não está sendo captado para distribuição pelo Saae para os moradores. A água de Guriri está vindo de poços artesianos, que é tratada e distribuída”, esclarece a nota.