Geral

Detran abre curso gratuito de moto para mulheres no ES

As inscrições estão abertas para mulheres já habilitadas e visa promover mais segurança ao trânsito capixaba. Curso faz parte da programação do Maio Amarelo

Foto: Anastasia Shuraeva/Pexels

Para capacitar e dar mais autonomia e segurança às condutoras de motocicletas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) oferecerá gratuitamente um curso de pilotagem de motocicleta exclusivo para mulheres habilitadas na categoria A

As inscrições para 30 vagas foram abertas, às 12h, desta terça-feira (16) e devem ser realizadas no site www.detran.es.gov.br. 

As aulas serão realizadas presencialmente no dia 24 de maio, das 8h às 17h30, no Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular do Detran-ES, localizado no Pavilhão de Carapina, na Serra.

> Siga o Folha Vitória no Linkedin para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!

O “Curso de Pilotagem para Mulheres” é uma inovação do órgão cujo foco é proporcionar o conhecimento necessário para as motociclistas aprimorarem as técnicas e desenvolverem as habilidades na condução segura da motocicleta. 

Assim, poderão enfrentar as situações encontradas no trânsito, além de dicas de condução econômica e cuidados diários. 

Como parte da programação do Movimento Maio Amarelo no Estado, o curso visa contribuir para a independência das mulheres e redução de acidentes e mortes envolvendo esse veículo nas vias capixabas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Durante o curso, com módulos teórico e prático, as alunas aprenderão informações essenciais para a pilotagem segura, como características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos de proteção, postura, frenagem, curvas, visibilidade nas ladeiras, posicionamento da motocicleta, estratégia de segurança e dicas para garupa.

O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca a importância de um curso nesse formato para a redução de acidentes. 

“Esse não é um curso para formação de condutoras, já que todas as participantes já são habilitadas na categoria A. 

O nosso objetivo é ir além do que elas aprenderam nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para obter a CNH e proporcionar mais segurança para elas e também independência para ir e vir nesse veículo ou mesmo utilizá-lo como ferramenta de trabalho”, disse.

“Abrimos as inscrições hoje e nossa expectativa é que o curso atraia muitas interessadas. Por isso, pedimos às condutoras selecionadas que compareçam ao curso e, caso não possam ir por qualquer motivo, que entrem em contato com o Detran-ES para que a vaga seja destinada a outra aluna e possamos ter o aproveitamento total das vagas”, acrescentou Givaldo Vieira.

LEIA TAMBÉM: MPF-ES abre inscrições para processo seletivo de estagiários

O curso faz parte das atividades da Escola Pública de Trânsito do Estado do Espírito Santo, que tem o objetivo de promover a Política Nacional de Trânsito, bem como a execução de cursos voltados para o exercício da cidadania, mobilidade e segurança no trânsito, aperfeiçoamento e capacitação da área.

Veja como se inscrever no Curso de Pilotagem de Motocicleta para Mulheres do Detran-ES

O ‘Curso de Pilotagem de Motocicleta para Mulheres’ é totalmente gratuito, organizado e coordenado pelo Detran-ES com a parceria da empresa Moto Vena. 

Para se inscrever, é necessário estar habilitada na categoria A e não estar cumprindo penalidades de Suspensão do Direito de Dirigir e Cassação da CNH. 

A seleção será feita por ordem de inscrição respeitando esses critérios para participação. O Detran-ES entrará em contato por telefone ou e-mail com cada contemplada para confirmar a participação no curso.

As alunas deverão comparecer ao curso com a motocicleta, capacete, roupa adequada (calça, jaqueta ou blusa manga longa), calçado fechado (tênis ou botina) e assinar Termo de Responsabilidade para Curso Prático. Elas receberão Certificado de Participação ao final do curso.