Geral

Detran-ES notifica mais 865 infratores de trânsito nesta terça-feira

Os proprietários notificados em autuação têm o prazo de 15 dias para realizarem a indicação do real condutor e 30 dias para interpor defesa em caso de autuação

As consultas podem ser feitas a qualquer momento, no site do órgão Foto: Divulgação

Uma nova listagem foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (16), notificando 865 proprietários, comunicando quanto às infrações vinculadas aos seus veículos e CNH’s.

Na última quarta-feira (10), o Detran-ES já havia publicado duas listas no Diário Oficial notificando 1755 proprietários.

Por uma razão desconhecida pelo Detran, as notificações de autuação e penalidade dessas infrações, expedidas pelo órgão, não foram entregues. A partir da publicação, os proprietários terão novo prazo para interpor recurso junto ao órgão.

Os proprietários notificados em autuação têm o prazo de 15 dias para realizarem a indicação do real condutor junto ao Detran-ES, caso a infração de trânsito tenha sido cometida por outro motorista. O dono do veículo que não realizar a indicação nesse prazo se torna responsável pelas infrações imputadas ao veículo e suas penalidades previstas.

Além disso, os proprietários têm o prazo de 30 dias para interpor defesa da autuação, caso desejem questionar questões relativas ao momento da autuação ou ao auto de infração.

O diretor-geral do Detran-ES, Carlos Lopes, explica que os proprietários podem consultar a qualquer momento, no site do órgão, a situação do seu veículo.

“Todos os notificados podem consultar no site do Detran-ES, inserindo a placa e o número de Renavam, qual é a infração registrada. As notificações de autuação visam a informar ao proprietário que foi registrada uma infração de trânsito ao veículo. Apesar de o Departamento já ter enviado a notificação aos proprietários, elas retornaram, o que nos leva a realizar essa publicação oficial. Por isso, pedimos aos proprietários que mantenham seus registros atualizados junto ao Detran-ES. Esse é o único modo de garantir a comunicação entre o órgão e o cidadão”, ressaltou.

Motorista pode recorrer se a infração de trânsito tenha sido cometida por outro Foto: Divulgação/Governo

Caso o proprietário queira realizar a indicação de condutor, deve protocolar junto ao Departamento cópia da notificação de autuação, cópia da CNH do proprietário do veículo, cópia do CRLV do veículo, declaração de indicação de real condutor, cópia da CNH do real condutor, junto ao endereço completo do real condutor e assinatura do condutor e do proprietário.

Para realizar defesa contra a autuação, o proprietário deverá entregar o requerimento preenchido e assinado, cópia da notificação de autuação, cópia da CNH do condutor, cópia do CRLV do veículo, cópia da Carteira de Identidade do proprietário e condutor além do próprio recurso.

A defesa e indicação poderão ser entregues, no prazo estabelecido, em qualquer Ciretran, ou ainda enviada por correspondência com Aviso de Recebimento para o endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, nº 2270, Santa Luiza, Vitória, ES, CEP: 29045950.