No dia de Nossa Senhora da Penha, nem a chuva desanimou os fiéis. Logo no início da manhã desta segunda-feira (28), os devotos da Padroeira do Estado estiveram presentes na missa no Campinho do Convento, em Vila Velha.
Por volta de 8h30, foi a vez dos ciclistas realizarem a romaria em homenagem à Santa. Eles saíram dos bairros de Cobilândia e do Ibes e seguiram em direção ao Convento da Penha.
Às 09 horas, as bandas de congo subiram o Convento e realizaram uma apresentação cultural. Às 10 horas, missas das pastorais aconteceram no Campinho.
Ao meio-dia acontece mais um missa na capela do Convento. Logo mais, às 16 horas, será a missa de encerramento no Parque da Prainha, com apresentação musical do padre João Carlos e da banda Água Viva. “É importante lembrar que essa missa é a que encerra. O representante do papa Francisco está no Espírito Santo para trazer uma mensagem de fé, esperança e alegria. Toda a preparação que fizemos ao longo dessa semana foi justamente para chegamos ao dia de hoje. Então estamos coroando hoje a Festa de Nossa Senhora da Penha”, disse o frei Valdecir Schwambach.
Este ano, o número de fiéis durante o Oitavário e as romarias teve um grande aumento. “O próprio tempo ajudou. Essa semana nós tivemos um clima agradável, dias ensolarados…. Apenas um dia caiu uma chuva leve. O próprio papa Francisco tem incentivado e motivado muito os cristão católicos. Eu acredito que as pessoas estão cada vez mais entusiasmadas, orgulhosas de terem fé e vivenciarem essa fé. O tema da festa desse ano, “Anunciar com Alegria”, é para contagiar o coração das pessoas também”, disse o frei.
A missa de encerramento irá acontecer às 16 horas. Este ano ela contará com várias surpresas. O público irá se encantar com a projeção de imagens, música e narrativa sobre a história da padroeira e do Convento da Penha, refletidas em um espelho d’água de 20 metros de largura por 10 metros de altura. O espetáculo terá início às 19 horas.