Geral

Dez famílias estão desabrigadas em Linhares devido à cheia do Rio Doce

Prefeitura do município solicitou à Samarco que fizesse a reabertura da barra sul da foz do rio, localizada na vila de Regência. A barra se formou devido à forte seca que o Rio Doce

Samarco realizou a abertura da foz para aumentar a vazão do Rio Doce Foto: Divulgação/Prefeitura

Para evitar que a cheia do Rio Doce, que nesta quinta-feira (21) alcançou mais de 6 metros de altura em Colatina, promova o alagamento de mais casas na região ribeirinha de Linhares, a prefeitura do município solicitou à Samarco que fizesse a reabertura da barra sul da foz do rio, localizada na vila de Regência. A barra se formou devido à forte seca que o Rio Doce vem sofrendo desde o fim de 2014. 

O trabalho foi autorizado pelos órgãos ambientais estaduais. Biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente explicaram que a abertura ampliou a vazão do Rio Doce para o mar. A ação vai fazer com que o nível do rio suba numa velocidade menor no trecho que compreende o município.

De acordo com a Defesa Civil municipal, dez famílias já se encontram desabrigadas na região. A prefeitura de Linhares está encaminhando essas pessoas para uma quadra poliesportiva do bairro Conceição e a Secretaria de Assistência Social montou equipes – formadas por assistentes e educadores sociais, motoristas e serventes, além de cozinheira e atendimento psicológico – para recebê-las.