Geral

Dia D: crianças serão vacinadas contra a poliomielite e sarampo neste sábado

O objetivo da campanha é manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo que têm ocorrido, principalmente, na região Nordeste desde 2013

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

Este sábado (8) é dia de levar a garotada para vacinar. Vitória fará o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Sarampo, que acontecerá até 28 de novembro. Todas as unidades de saúde (com exceção de Fonte Grande e Santa Tereza) estarão abertas das 8 às 17 horas para imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a poliomielite. Contra o sarampo, devem ser imunizados os pequenos de 1 a menores de 4 anos de idade.

O objetivo da campanha é manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo que têm ocorrido, principalmente, na região Nordeste desde 2013. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estima que serão vacinadas 18.289 crianças contra a poliomielite e 16.037 contra o sarampo.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

“A continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país”, revelou a referência técnica em Imunização da Semus, Aline Cabidele.

Casos

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da poliomielite e três são considerados endêmicos: Paquistão, Nigéria e Afeganistão.

Já o sarampo, doença infectocontagiosa que pode cursar com gravidade, teve casos importados registrados no Brasil, em 2013 e 2014, com concentração em Pernambuco e Ceará. “No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva”.