Geral

'Dia D' da vacinação contra a gripe é realizada neste sábado em Viana

As Unidades de Saúde dos bairros Marcílio de Noronha, Universal, Vila Bethânia, Nova Bethânia e Viana Sede estarão realizando esse trabalho de 08h às 16 horas

A meta é vacinar 17 mil pessoas até o final da campanha Foto: ​Divulgação

O “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado (13), em Viana. As Unidades de Saúde dos bairros Marcílio de Noronha, Universal, Vila Bethânia, Nova Bethânia e Viana Sede estarão realizando esse trabalho de 08h às 16 horas. A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza teve início no dia 26 de maio e já atingiu 30% do grupo prioritário.

O objetivo é atender a população em horário alternativo e atingir um maior número. A meta é vacinar 17 mil pessoas até o final da campanha. Todas as unidades estão disponibilizando a vacina, basta procurar a unidade mais próxima e levar o cartão de vacinação.

A vacina representa proteção, sendo uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença. A Secretaria de Saúde do município também orienta que é importante levar o cartão de vacinação, pois é nele que ficará registrado todo o histórico de vacinação.

Dentro dos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, estão crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes e puérperas, que são aquelas com até 45 dias após o parto.

A partir de agora, os professores também passam a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza. Serão vacinados aqueles que atuam em sala de aula, sendo nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os professores aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.