Geral

Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado em Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende vacinar, até o dia 22 de maio, 85.752 pessoas do público-alvo, além de trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende vacinar, até o dia 22 de maio Foto: Divulgação/ Romero Mendonça/ Secom-ES

Com apresentação musical, dança infantil e café da manhã, a Unidade de Saúde (US) Maria Ortiz, em Vitória, receberá neste sábado (09) idosos, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas para o Dia D da vacinação contra a gripe Influenza.

Todas as outras unidades da capital também vão funcionar das 8 às 17 horas para vacinar o maior número de pessoas e também aquelas que não disponibilizam tempo durante os dias da semana.

A apresentação musical na US Maria Ortiz será comandada pela enfermeira Sunny Lady Neves Santos na voz e, no violão, Gustavo. A dança infantil terá a participação de crianças da igreja Comunidade Vida de Maria Ortiz. Pipoca e cupcake completam o cardápio da programação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) pretende vacinar, até o dia 22 de maio, 85.752 pessoas do público-alvo, além de trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições clínicas especiais.

Gripe

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Se o paciente apresentar qualquer histórico, é necessário comunicar na unidade de saúde.