Geral

Dia D de combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro será na próxima quinta-feira

O intuito da ação é localizar e acabar com os focos, que contribuem para inibir a proliferação do Aedes aegypti, que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya

O mutirão de limpeza organizado pela prefeitura vai percorrer as áreas da cidade com maior incidência do mosquito Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A próxima quinta-feira (10), será mais um Dia D de combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim. Um mutirão de limpeza organizado pela prefeitura vai percorrer as áreas da cidade com maior incidência de focos e criadouros do mosquito, que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

Sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as equipes da ação vão se dividir nas regiões do Aeroporto, Zumbi e Village da Luz, que, juntas, abrigam oito bairros. Esses locais foram apontados com base no resultado do Levantamento de Índice Rápido (Lira), promovido recentemente pela Vigilância Ambiental.

“O levantamento nos permitiu planejar estrategicamente as ações, conforme as situações encontradas nas áreas mais críticas. Agora, contamos com o engajamento dos moradores para ampliarmos ao máximo o alcance dessa ação”, avalia o prefeito Carlos Casteglione.

Ainda na quinta, haverá atividades de conscientização nas escolas da rede municipal de ensino. Professores vão orientar os alunos sobre a importância de eliminar, em suas residências, materiais e resíduos que acumulem água parada. O intuito é que essas atitudes, que contribuem para inibir a proliferação do Aedes, também sejam adotadas por pais e responsáveis.

O próximo mutirão de limpeza na cidade, de acordo com a Semus, está previsto para ser realizado junto ao Dia D de mobilização nacional contra o mosquito causador da dengue, cuja data ainda será definida pelo Ministério da Saúde.

Plano de contingência 

Está em fase de elaboração o plano de contingência para a hipótese de haver no município epidemias que venham a ser transmitidas pelo Aedes aegypti. Desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Cachoeiro, o documento está sob análise do Conselho Municipal de Saúde e, depois de sua aprovação, será encaminhado ao governo estadual.