Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore e as prefeituras da Grande Vitória realizarão uma série de ações dedicadas à preservação do meio ambiente. Em um esforço para promover a conscientização sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico, mudas serão plantadas em diversos cantos das cidades.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES
PREFEITURA DA SERRA
Já pensou em um lixão se transformando em um espaço repleto de árvores? Esse é o plano da Prefeitura da Serra. Durante esta semana, 100 árvores serão plantadas no cinturão verde de Novo Porto Canoa, local que era um ponto viciado de lixo e está sendo totalmente revitalizado.
O plantio de exemplares de Ipê-rosa e Pata de Vaca será às 10h na sexta-feira (22) e terá a participação da Polícia Militar Ambiental e alunos de faculdades. Antes disso, às 8h, o Parque da Cidade, em Laranjeiras, vai receber uma árvore adulta com mais de 4 metros. O plantio será feito com os alunos da EEEFM Maria José Z. Miranda.
“Essas ações contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e também com a urbanização das áreas, tornando-as mais humanizadas, arejadas e belas. A Prefeitura da Serra tem desenvolvido ações ao longo de todo o ano de 2018 e não só no Dia da Árvore. Já batemos a meta do ano inteiro de plantar 2 mil mudas. Até julho, foram plantadas 2.802 exemplares de árvores nativas em diversos locais. E até o final do ano serão mais de 3.500”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.
PREFEITURA DE VITÓRIA
Em Vitória, visando à recuperação de áreas degradadas e a recuperação vegetal das matas do município, vai ocorrer o lançamento do Programa de Ampliação da Cobertura Florestal da Mata Atlântica, o maior plano de plantio de árvores, com mais de 200 mil mudas de espécies nativas.
O programa prevê intervenções em 41 áreas do município, que somam 90,66 hectares (equivalente a 90 campos de futebol), por meio da introdução de mudas de espécies florestais nativas do bioma Mata Atlântica.
PREFEITURA DE VILA VELHA
O município de Vila Velha vai realizar um evento na Rua Ipê, localizada entre os bairros Ilha dos Ayres e Cristovão Colombo, próximo à Escola Municipal UMEF Irma Feliciana Garcia. Os alunos da escola vão plantar um total de 34 mudas de árvores, incluindo 26 ipês-amarelos e 8 palmeiras, doadas pela parceria com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.
Para evitar a queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, é importante planejar o plantio de árvores, desde a espécie até o local a ser cultivado, a fim de que no futuro não haja interferência no serviço de distribuição de energia. Em razão disso, técnicos da concessionária vão acompanhar o plantio e garantir a segurança necessária, como evitar local próximo à rede elétrica.
“Esse tipo de ação, entre outras desenvolvidas pelas EDP, é um investimento para o futuro do nosso planeta. São ações sustentáveis que não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também as comunidades locais. Nas áreas urbanas, por exemplo, o plantio de árvores melhora a qualidade de vida, proporcionando sombra, reduzindo a temperatura, absorvendo poluentes e criando ambientes agradáveis”, afirma o diretor de Distribuição da EDP ES, Fernando Saliba.
PREFEITURA DE CARIACICA
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Antônio Esteves, em Vera Cruz, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Coutinho de Oliveira, em Retiro Saudoso, vão realizar plantio de mudas e irão participar de palestras para destacar a importância do plantio de árvores nativas para o equilíbrio do meio ambiente e da arborização urbana.
A ação é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec) e Educação (Seme) e visa o desenvolvimento da consciência ambiental e ecológica nos estudantes e promoção do espaço de vivência com a natureza.
PREFEITURA DE GUARAPARI
A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag), vai realizar a partir desta quarta-feira (20), a III Semana da Árvore de Guarapari, com o tema Natureza Viva. A programação comemorativa vai até o próximo sábado (23), com diversas atividades, como doação de mudas, plantio, blitz ecológica e palestras.
Segundo o Coordenador de Educação Ambiental, Luiz Felipe, o maior objetivo da realização da Semana da Árvore é ampliar a educação ambiental.
“Uma arborização eficiente e de qualidade é o que precisamos e, iremos plantar cerca de 50 espécies recomendadas para área urbana, nas ruas do bairro Praia do Morro, com a participação de toda sociedade civil organizada. Isso é uma conquista! Além disso, teremos palestras nas escolas municipais e diversas ações nesse sentido”, afirmou.