
Cerca de 600 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (20), de uma passeata para lembrar o Dia da Consciência Negra e clamar por mais oportunidades para os jovens negros.
Esta é a sétima marcha estadual contra o extermínio dos jovens negros no Espírito Santo. Durante o trajeto, os manifestantes marcharam pela Avenida Jerônimo Monteiro com faixas e cartazes.
O grupo parou em frente ao Palácio Anchieta para fincar cruzes, representando o alto número de morte de negros no Estado. Com a aglomeração, o trânsito da Capital ficou bastante lento.
A passeata acontece todos os anos, sempre no dia 20 de novembro, em todo o Brasil. A caminhada em Vitória terminou em frente ao Museu Capixaba do Negro, no Parque Moscoso.
Homenagem a Zumbi dos Palmares
A Celebração do 20 de novembro surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos negro e dos trabalhadores e dos movimentos populares contra o racismo.
O dia homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. E desde 1997, Zumbi faz parte do Livro dos heróis brasileiros.