
Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, a atriz Suely Bispo comanda o sarau “Viva Zumbi”. O evento acontece nesta terça-feira (20), às 19h30, na Cidade Alta, em Vitória. A entrada é gratuita.
O evento faz parte da programação do mês da consciência negra e acontece na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, por meio do projeto Viagem pela Literatura.
O objetivo é homenagear a memória de Zumbi dos Palmares. A data faz referência ao dia da morte do líder e tem o objetivo de celebrar a figura histórica como símbolo de resistência.
Suely Bispo conta a história do líder quilombola por meio de expressivos nomes da literatura afrobrasileira, como Castro Alves, Solano Trindade, Oliveira Silveira, Abdias Nascimento, entre outros. O objetivo é traçar um histórico da presença de Zumbi na literatura.
Dia da Consciência Negra marca os 323 anos da morte de Zumbi dos Palmares
Zumbi morreu aos 40 anos de idade, e é considerado um símbolo, e o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Nesta terça (20), a morte de Zumbi completa 323 anos. O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar nacional em 2003. Oito anos depois, em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.