O Dia Internacional da Mulher comemorado no próximo domingo (08), será marcado por atividades ligadas à beleza feminina e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Elas serão promovidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Consolação, em Vitória, instituição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
As atividades ocorrerão, na terça-feira (10), na quarta-feira (11) e na quinta-feira (12), e terão apoio da Unidade de Saúde de Consolação, do Núcleo Afro Odomodê, do Salão Damiana e da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). Para participar é preciso se inscrever no Cras de Consolação, situado à Rua Pedro Lima do Rosário, 186, telefones 3235.2605 e 3327.9865.
Segundo a gerente de Atenção à Família da Semas, Roseane Pimentel Fernandes, a expectativa é atrair cerca de 90 mulheres. “A finalidade desses eventos é aproximar as mulheres do Centro de Referência com a participação delas em atividades agradáveis de valorização da própria autoestima e um debate sobre o papel da mulher na sociedade”, disse ela.
Apesar da programação ser voltada para o público feminino, os homens também poderão participar. “O papel de ambos está diretamente ligado e discutir sobre essa relação será interessante, pois não se trata de competição, mas sim da busca de um equilíbrio”, ressaltou Roseane.
Data
Em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU)
Confira a programação:
10/03 – 14h – Tarde da beleza – Sobrancelhas, máscara facial, corte de cabelo, alongamentos.
11/03 – 14h – Cinema com o filme: “Minha mãe é uma Peça”
12/03 – 9h – Bate-papo com Mariana Bernardes – Coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid)