Para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (08), um grupo de manifestantes percorreu ruas do Centro de Vitória. As participantes do ato pediram o fim da violência contra a mulher e mais representatividade em funções exercidas majoritariamente por homens.
A concentração para a Marcha pela Vida das Mulheres começou por volta das 14h30, na Praça Costa Pereira. Por volta das 16h, o grupo iniciou uma caminhada em direção ao Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. A manifestação foi acompanhada pela Guarda Municipal.
De acordo com a Central de Videomonitoramento de Vitória, o trânsito foi interditado em duas faixas, no sentido Vila Rubim, durante a passeata e totalmente liberado no início da noite, por volta das 18h. No entanto, o trânsito segue lento na região.
As manifestantes carregaram faixas e cartazes com mensagens de resistência. Algumas pessoas também levaram nos cartazes frases como “Marielle Presente” e pedidos de justiça.
A vereadora do Rio de Janeiro, que sempre levantava pautas sociais, foi assassinada dentro de um carro junto com o motorista. A morte completa quatro anos na próxima segunda-feira (14) e, até hoje, o mandante do crime não foi preso.
O ato também contou com apresentações culturais com músicos, bandas e grupos de dança. A manifestação teve apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), coletivos femininos e negros, além da Intersindical.
A Marcha teve ainda a presença do ex-prefeito de Vitória, João Coser, e da filha dele, a vereadora Karla Coser, ambos do Partidos dos Trabalhadores (PT).