Geral

Dia de São Francisco de Assis: conheça a história do padroeiro dos animais

São Francisco de Assis, nascido em 1182 na Itália, é muito reconhecido por sua humildade e vida dedicada aos pobres

Foto: Reprodução | Revista Missões

O Dia de São Francisco de Assis, conhecido como o padroeiro dos animais e do meio ambiente, é celebrado nesta sexta-feira, 4 de outubro. Ao santo católico, é atribuída uma das orações mais famosas e cantadas pelo mundo: “Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz”.

Leia também: 

>> Frente fria muda o tempo no ES; veja a previsão para o fim de semana

>> Feira virtual de empregos terá 10 mil vagas para o ES

>> Shopping Vitória terá feira de adoção de animais resgatados neste sábado

Para celebrar a data, algumas paróquias da Grande Vitória realizam a tradicional bênção dos animais, em que os fiéis levam seus cães, gatos, coelhos e outros animais de estimação para receber uma oração especial.

A história de São Francisco de Assis

São Francisco de Assis, nascido em 1182 na Itália, é amplamente reconhecido por sua humildade e vida dedicada aos pobres. Embora tenha vindo de uma família rica, ele optou por renunciar a todos os bens materiais em favor de uma vida voltada para o Evangelho. 

Originalmente chamado de Giovanni di Pietro, ao amadurecer, afastou-se progressivamente dos confortos da sua vida anterior, chegando a se isolar em cavernas para orar. 

Durante uma missa em uma igreja afastada de sua cidade, sentiu o chamado de Deus para reformar o templo. Giovanni passou a trabalhar como pedreiro e, durante a reconstrução física, também experimentava uma transformação espiritual profunda. 

Sem o apoio de seu pai, decidiu romper definitivamente com sua antiga vida. Em um gesto simbólico, despojou-se de suas vestes em público, entregando-as ao pai, e adotou o nome Francisco.

A conexão com a natureza

Em 1224, Francisco subiu o Monte Alverne com seus discípulos, buscando um contato mais profundo com a natureza. Na tradição católica, acredita-se que ele mantinha uma relação harmoniosa com os animais, como peixes e pássaros, que reagiam positivamente à sua presença. 

Histórias contam que, mesmo quando ninguém o ouvia, os pássaros pousavam perto dele, e até lobos ferozes vinham ao seu encontro de maneira pacífica.

Francisco dedicou-se totalmente aos pobres e à proteção dos animais, sendo mais tarde reconhecido como o patrono dos animais e da natureza. Ele faleceu em 1226 e foi canonizado dois anos depois pelo Papa Gregório IX.

Fundador da Ordem Franciscana

Durante sua trajetória espiritual, Francisco fundou a Ordem dos Franciscanos, que se destacava pela vida em castidade, obediência e pobreza. 

A Ordem foi concebida como uma fraternidade de irmãos dedicados a viver e pregar o Evangelho, diferenciando-se de outras ordens, pois não tinha como prioridade a formação de sacerdotes. 

O próprio Francisco e os primeiros membros não tinham a intenção de se ordenarem. No entanto, com a chegada de figuras como Santo Antônio, professor de Teologia, alguns frades começaram a ser ordenados sacerdotes.

Criação do Primeiro Presépio

São Francisco de Assis também é creditado pela criação do primeiro presépio, em uma gruta na cidade de Greccio. Ele queria que as pessoas compreendessem de forma mais clara a simplicidade do nascimento de Jesus. 

Para isso, celebrou o Natal entre um boi e um jumento, retratando o ambiente humilde escolhido por Cristo para nascer. Desde então, o presépio se tornou um símbolo central do Natal, representando a Encarnação de Jesus e servindo como ferramenta de evangelização, especialmente nas famílias que ensinam a história do nascimento de Cristo por meio dessa tradição.

Oração de São Francisco de Assis

“Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém!”

Oração de São Francisco por um animal doente

“Senhor, que neste momento tua bênção chegue até (nome do animal) e como um milagre ajude-o a curá-lo.
Porque Senhor, tua sabedoria é divina e teu poder de cura é grandioso.
Sei, também Senhor que tu colocaste no mundo os animais para nos ensinar coisas sublimes, como amor incondicional e por este amor que peço por essa criaturinha de quatro patas que está enfermo, se reabilitar e que tenha menos dores com a tua ajuda, pela tua graça!
Estou com o coração apertado porque nada posso fazer, mas confio na tua força bendita! Senhor em ti confio e entrego (nome do animal) nas tuas mãos curadoras e divinas. Neste momento Senhor, elevo meu pensamento para pedir também para os médicos de cura da espiritualidade maior trabalhar e ajudar na nossa batalha, eliminando as enfermidades e o sofrimento deste animal.
Senhor, que a partir desta oração a cura se faça presente e que (nome do animal) obtenha saúde e paz. Amém.”