Quem passou pela Terceira Ponte, que liga as cidades de Vitória e Vila Velha, na manhã desta terça-feira (10), certamente observou algo diferente. Nas entradas para a principal ligação com a capital capixaba, foram colocados diversos balões amarelos com frases motivacionais. O objetivo é conscientizar e valorizar a vida.
A ação foi realizada por alunos de uma escola particular, localizada no bairro Ibes, em Vila Velha. A campanha foi promovida em alusão ao Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Simone Finco, o intuito da ação promovida pela escola é disseminar a conscientização sobre o valor da vida. “Infelizmente muitos acreditam que o suicídio é o único meio de saída da depressão. Portanto, como escola, nos preocupamos com a sociedade, pois cremos que há um outro caminho a ser seguido e queremos ajudar as pessoas com depressão”, ressalta Simone.
Segundo dados divulgados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), em setembro do ano passado, a cada dois dias, uma pessoa comete suicídio no Espírito Santo. Somente em 2018, a Terceira Ponte registrou 48 tentativas de suicídio. Destas, 45 vidas foram salvas graças aos trabalhos de resgate.
A orientação para em sofre com a depressão e pensa no suicídio como saída, é procurar ajuda de um profissional habilitado, como psicólogo ou psiquiatra. O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza atendimentos gratuitos a qualquer momento do dia, via telefone, pelo número 188.