No dia 11 de agosto de 1827, o imperador Dom Pedro I assinou um Decreto Imperial que criava dois cursos de Direito no Brasil. Um em Olinda (PE) e outro em São Paulo (SP). Antes da criação desses cursos, os brasileiros que desejavam cursar o nível superior precisavam ir para Portugal ou França, na Europa, para estudar, só retornando ao Brasil depois de formados.
Cem anos após a criação desses primeiros cursos superiores, a data foi instituída nacionalmente como o “Dia do Estudante” e configurou-se num momento para comemorar conquistas históricas dos jovens brasileiros.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Vitória, por meio da Gerência de Gestão Democrática, desenvolve ações que visam ao fortalecimento do protagonismo dos estudantes, pois eles são a grande referência da educação, uma vez que a escola e o sistema de ensino existem para garantir o seu acesso ao saber historicamente acumulado, sua permanência na escola e o seu sucesso na aprendizagem, o que potencializa sua intervenção na sociedade enquanto cidadão.
Fortalecimento
“O estudante é o principal sujeito da educação. O princípio básico da Seme está voltado para promover o protagonismo jovem no espaço da escola. Por isso, nossas ações para criação de grêmios e colegiados e fortalecimento da rádio escola, por exemplo. Lembramos que nos próximos dias estaremos reunidos com cerca de 400 adolescentes e jovens para discutir e debater ações que podem potencializar sua atuação no ambiente escolar”, disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, referindo-se ao Seminário de Mobilização Estudantil, que vai acontecer no dia 26 de agosto.
A rede municipal de ensino conta com 18.990 alunos matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 31.040 estudantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).