Geral

Dia dos Avós: entenda a relação da comemoração com Sant'Anna e São Joaquim

Data é uma homenagem da Igreja Católica a Sant'Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo. Conheça a história por trás dos santos que deram origem à data

Foto: Reprodução/Sagrada Família com São Joaquim e Sant’Ana

O Dia dos Avós é uma data de confraternização com familiares, homenageando o que, em muitos casos, são as figuras de sabedoria das famílias. O 26 de julho marca essa comemoração, mas você sabia que a data é uma homenagem a Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus?

Os pais da Virgem Maria são homenageados pela Igreja Católica no ocidente desde o século VIII, mas, no oriente, o culto é ainda mais antigo. 

Por volta do ano 550, o imperador romano Justiniano ordenou a construção de uma igreja em homenagem a Sant’Ana, em Constantinopla. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

A história dos avós de Jesus

São Joaquim e Sant’Ana não são citados na Bíblia, mas sim em alguns apócrifos, como o Evangelho de Mateus e Protoevangelho de Tiago. Segundo as histórias, os avós de Jesus eram pessoas de origem humilde e com idade avançada, mas ansiavam por um filho. 

Os dois pediam diariamente a Deus para que o desejo de um primogênito fosse atendido, até que um dia, um anjo foi até Sant’Ana e a avisou que estava grávida de Maria. O nascimento da mãe de Jesus é considerado pela Igreja Católica como um milagre concedido por Deus.

Em homenagem aos dois santos e aos avós, em 2021, o Papa Francisco incluiu o Dia dos Avós e das Pessoas Idosas no calendário da Igreja Católica. Foi definido que a data deve ser comemorada próxima ao dia 26 julho, tendo sido comemorada no dia 25 em 2023. Em 2024, a data será comemorada nesta sexta-feira (26). 

O padre Kelder Brandão, da Arquidiocese de Vitória e Paróquia de Santa Teresa de Calcutá, ressaltou a importância da lembrança da data não apenas para os católicos, mas sim para todos. 

A celebração desta data é importantíssima para os católicos e para todos. Nessa sociedade onde nós estamos, com relações tão efêmeras, valorizar os idosos é algo muito necessário. Os idosos muitas vezes são relativizados e esquecidos, mas eles têm muito a contribuir com a sociedade. A celebração de São Joaquim e Sant’Ana é, na verdade, para relembramos da importância dos idosos em nossas vidas“, afirmou o padre.

LEIA TAMBÉM: Morre o frei José Clemente Müller da Paróquia do Rosário, em Vila Velha

Conheça a Oração aos Avós 

“Ó Deus Forte e Imortal,
que concedeste a Santa Ana e
a São Joaquim a graça de serem os pais
daquela que foi concebida sem a mancha do
pecado original, Maria Santíssima,
dai-me a Graça que tanto vos peço.
Por Cristo e Maria, ámen.
Santa Ana e São Joaquim, rogai por nós”

LEIA TAMBÉM: Entenda fenômeno que fez cachoeira no ES congelar

*Texto sob supervisão do editor Gabriel Barros.