A prática de atividades físicas está tão relacionada à saúde física e mental dos indivíduos que a Organização Mundial de Saúde indicou duas datas próximas para celebrar os conceitos: em 6 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Atividade Física, e no dia 7, o Dia Mundial da Saúde.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) programou uma manhã cheia de atividades no Parque Moscoso, nesta sexta-feira (6). Caminhada, alongamento, ioga, zumba e até um boliche contra a dengue prometem estimular as pessoas a colocar os exercícios físicos e cuidados com a saúde nas suas rotinas diárias.
No sábado (7), a equipe da Unidade de Saúde (US) de Jardim Camburi vai subir o Morro do Moreno com os alunos do Serviço de Orientação ao Exercísio (SOE).
SOE
Na capital, há opções de sobra para a prática de atividades físicas. Atualmente, existem 15 módulos do SOE em Vitória, localizados na orla, nas praças, nos parques e em outros espaços públicos da cidade. Os SOE’s funcionam nos turnos matutino e noturno e contam com a orientação de profissionais de Educação Física.
Eles atuam com ofertas de práticas corporais/atividade física coletiva, avaliação física, orientação ao exercício, práticas integrativas complementares, entre outras ações de educação e cuidado em saúde
Benefícios da atividade física
Segundo a OMS, as atividades físicas regulares, como caminhadas e o uso de bicicleta, trazem benefícios significativos para a saúde das pessoas, independente da idade:
Aumentam a disposição:
Melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
Aumentam a saúde óssea e funcional;
Reduzem o risco de hipertensão, doenças cardíacas, AVC, diabetes;
Reduzem o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais;
São fundamentais para o balanço energético e controle de peso.