Nesta quinta-feira (12), fiéis de todo o Brasil celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Milhares de devotos se reúnem no Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, em São Paulo, para participar das celebrações, que têm como ponto alto a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Sua história começa no século XVIII, quando três pescadores – Domingos Garcia, João Alves, e Filipe Pedroso – lançaram suas redes no Rio Paraíba, buscando peixes para um banquete que seria oferecido ao conde de Assumar.
Após inúmeras tentativas, os pescadores lançaram a rede outra vez e encontraram uma imagem sacra, sem cabeça. Após este achado, eles lançaram novamente a rede e recuperaram a cabeça da imagem, restituindo-a assim em sua totalidade.
Encontro de imagem foi considerado um milagre
O encontro da imagem foi considerado um milagre, e os três pescadores passaram a ser testemunhas de muitos outros eventos milagrosos, incluindo a abundância de peixes no rio após o achado da imagem. A notícia espalhou-se rapidamente, e as pessoas começaram a visitar o local onde a imagem foi encontrada para fazer orações e pedidos.
Ainda de acordo com a Igreja, no século XIX, o então Príncipe Regente, Dom Pedro I, passou pelo Santuário de Aparecida e lhe prometeu consagrar o Brasil caso sua complicada situação política foi resolvida.
Anos depois, a princesa mandou fazer uma coroa de ouro 24 quilates cravejada de brilhantes. A coroa serviu, 20 anos depois, para a coroação da Imagem, por ordem do Papa São Pio X.
Em atribuição a realização do pedido, a princesa Isabel, herdeira do trono brasileiro, mandou fazer um manto ornado com 21 brilhantes, que representavam as províncias e a capital do Império.
Devoção à Nossa Senhora Aparecida
A devoção à Nossa Senhora Aparecida cresceu ao longo dos anos, e a primeira capela foi construída em sua homenagem em 1745. Em 1930, ela foi declarada a padroeira oficial do Brasil pelo Papa Pio XI.
A celebração só passou para 12 de outubro quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil propôs a mudança durante uma Assembleia em 1953. Uma das justificativas apresentadas foi a aproximação com o período do ano em que a imagem foi encontrada.
Não há registros históricos da data exata em que a imagem foi encontrada no Rio Parnaíba do Sul, mas, segundo a Igreja Católica, ela foi encontrada na segunda quinzena de outubro.
Oração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus,
Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos
e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.
Lembrai-vos,
ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer que algum daqueles
que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado vossa singular proteção,
fosse por vós abandonado.
Animados com esta confiança,
a vós recorremos.
Tomamo-nos de hoje para sempre por nossa Mãe, nossa
protetora,
consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.
Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e a vosso Santíssimo Filho, Jesus.
Preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os negócios espirituais e temporais.
Livrai-nos da tentação do demônio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos na eterna glória,
por todos os séculos dos séculos.
Amém.”