Diante das dificuldades que a pandemia do novo coronavírus impôs em todo o mundo, alguns capixabas tem dado exemplo de solidariedade. No Diário de Quarentena deste domingo (26), a repórter da TV Vitória/Record TV, Marla Bermudes, trouxe alguns destes personagens.
Durante o período de isolamento social, o dono de uma marca de cerveja artesanal, Leonardo Leal, viu seu negócio parar completamente. Ao assistir uma reportagem na televisão, o empresário teve a ideia de realizar uma ação na internet: o cliente poderia comprar um litro de chopp artesanal em troca de dois quilos de alimentos.
A ação foi um sucesso, arrecadando mais de uma tonelada de alimentos que foram doados ao Corpo de Bombeiros. A corporação ficou responsável por distribuir de forma justa as doações para as famílias que necessitam.
O personal trainer, Luiz Felipe Siqueira, também não ficou parado. Incomodado em ver muitas pessoas passando fome, pegou o celular e convocou os amigos para organizar uma rifa online. Com o dinheiro arrecado, eles compraram cestas básicas e levaram também ao Corpo de Bombeiros, que ficou encarregado de distribuir os alimentos.
No Sul do Espírito Santo, a atriz Amanda Malta, juntou os amigos e conseguiu arrecadar alimentos pela internet. “A gente se coloca no lugar da outra pessoa e sente bem quando recebemos carinho, agradecimentos. Falando o quanto é importante aquele alimento ter chegado na casa dela”, disse.
A costureira Lucinha Cintra também cumpre o isolamento social e aproveitou o tempo livre para fabricar 200 máscaras de proteção. Todas elas foram doadas a vizinhos e pessoas que a procuraram nas redes sociais.
A saúde mental é uma importante aliada para conseguir cumprir as medidas da quarentena e manter o corpo saudável. A psicanalista Joelma Duarte doou o próprio tempo e a profissão para conversar com as pessoas. Ela criou um grupo no aplicativo de mensagens instantânea uma espécie de atendimento emocional.