As atividades nas escolas municipais, estaduais e particulares do Espírito Santo estão suspensas há pouco mais de um mês por conta da pandemia do novo coronavírus. E neste período, pais e mães tem procurado alternativas diferentes para entreter as crianças.
No Diário da Quarentena desta quarta-feira (29), a repórter da TV Vitória/Record TV, Marla Bermudes, conversou com alguns deles para saber quão difícil é a tarefa de distrair os pequenos.
Além das brincadeiras, a atriz Karina Americano, incluiu o filho Bento nas tarefas de casa. Ele lava louça e até leva o lixo na lixeira do condomínio. “A gente se transforma em personagens, super-heróis e as bexigas de soprar fazem o maior sucesso com eles”, conta.
Já a corretora de imóveis, Luciene Grassi, recorreu à arte para distrair a filha Maria Luiza. E até o exercício do pai vira brincadeira para a criança. Porém, mesmo com uma rotina estabelecida, a corretora confessa que existem dias que a pequena não consegue escapar do tédio. “As vezes ela levanta entediada e nervosa. Pede para passear, ir na rua, na casa do avô”, revela.
A psicóloga Isadora Padilha afirma que não é necessário ter grandes recursos para entreter as crianças, apenas o fato do pai ou da mãe se envolver na brincadeira, faz a alegria dos pequenos. “O brincar junto é um momento fabuloso de desenvolvimento, tanto na construção de vínculo com os pais quanto ao crescimento cognitivo da criança. É de extrema importância”, garante.