Geral

Diário da Quarentena: mudanças de hábitos são necessárias durante a pandemia

Um cumprimento entre amigos ou uma ida ao supermercado nos tornou propensos a contaminação e disseminação do coronavírus

Foto: Montagem / Folha Vitória

A chegada da pandemia do novo coronavírus nos obrigou a  mudar alguns velhos hábitos. Uma simples ida ao supermercado ou o ato de cumprimentar e abraçar familiares ou amigos se tornaram perigosas.

No Diário da Quarentena desta sexta-feira (24), a repórter da TV Vitória/Record TV, Marla Bermudes, conversou com pessoas que precisaram se adaptar à nova rotina e criaram novos hábitos de higienização.

A manicure Nayara Araújo mora numa casa com mais seis pessoas. Ela é a responsável por ir ao supermercado e fazer as compras do mês, por conta disso precisou guardar as compras de um jeito novo.

Para manter os alimentos higienizados e evitar a contaminação, a manicure utiliza um pano com álcool 70% e limpa item por item.

A infectologista Filomena Alencar alerta para que os sapatos sejam deixados na porta de casa e também sejam higienizados com álcool. É necessário também tirar as roupas e colocar para lavar assim que chegar em casa.

Até os legumes e temperos que usamos no cotidiano precisam ser higienizados. “Pode ser higienizado em água corrente e depois deixar de molho em água sanitária. Somente guardar os alimentos nas gavetas, se elas estiverem limpas e higienizadas”, explica a infectologista.

Prislayne Falcão é funcionária pública e está cumprindo a quarentena à risca. Ela confessa que não tinha o costume de cumprimentar as pessoas com os pés, mas devido a pandemia da covid-19 precisou mudar os costumes. Antigamente, o cumprimento com o irmão Jefferson era de um jeito, agora ficou um pouquinho diferente.

É importante não relaxar, seguir todas essas dicas e mudar os hábitos. Dessa forma, a doença ficará mais distante das pessoas que amamos e conseguiremos retomar a rotina de antigamente.