Geral

Dicas para estar linda e feliz durante os preparativos do casamento

Lista de convidados que cresce a cada hora, possibilidade de chuva no dia ou a amiga que não para de dar pitacos. A noiva precisa lidar com esses pequenos estresses da organização de um casamento, mas com bom humor, otimismo e uma boa dose de conversa ela

Casar é um momento quase mágico, mas vamos combinar: dá muito trabalho! Decidir cada detalhe dos preparativos pode tirar um pouco da tranquilidade, especialmente da noiva. Algumas ficam ansiosas por não saberem como vai estar o clima no dia do casamento, já outras não conseguem mais lidar com os 50 convidados a mais que a mãe quer incluir na lista.

Planejamento, organização, diálogo e muita paciência são fundamentais para controlar esses picos de ansiedade e estresse. Para lhe ajudar e mostrar que há solução para tudo o que está tirando seu sono, o Especial Noivas do Folha Vitória listou algumas dicas para você. Esteja preparada para enfrentar qualquer situação, não perca o bom humor nem esqueça de que você está preparando um dos dias mais importantes da sua vida. Confira, pense positivo e boa sorte!

Lista de convidados: Esse é um dos pontos que mais traz dor de cabeça. Ela começa grande e, aos poucos, nomes começam a ser cortados. Mas o perigo mesmo é quando o grande dia vem se aproximando e parece que traz consigo milhares de nomes que os noivos haviam esquecido. E quem chega com a maioria deles são os pais, que decidem chamar os amigos dos tempos da faculdade que viram a mãe da noiva grávida dela. Nessa hora, é bom separar um extra para o buffet, as bebidas e os lugares nas mesas, porque alguns desses realmente precisarão entrar na lista. Mas os noivos também devem conversar abertamente com os pais e fazê-los entender que esse momento é deles e, por isso, é importante ser vivido com pessoas especiais para o casal.

Pais separados: Tudo está indo muito bem, até que o pai decide que não vai ficar ao lado da ex-mulher na cerimônia e faz questão da atual esposa no altar. A verdade é que pais separados deixam de ser separados no dia do casamento, são simplesmente pai e mãe do noivo ou da noiva. Nesse caso, também é preciso um diálogo franco com eles.

Um evento novo na cidade: Você marcou a data do casamento e não sabia que a cidade planejava uma festa para o mesmo dia! Pode acontecer, por isso é preciso um plano B. Os noivos podem informar caminhos alternativos e traçar novas rotas. Quem quiser dividir esse momento com eles não vai se importar em ter que andar cinco ou dez quilômetros a mais…

Clima: Está aí um ponto que realmente não dá para prever ou evitar, o que gera ainda mais aflição se o casamento for em local aberto. Como a solução não depende de nenhum fornecedor, é fundamental ter um plano B, como usar um toldo ou escolher um espaço com pelo menos uma área coberta. No mais, é ter pensamento positivo e pensar que com sol ou com chuva, vai ter casamento!

Problemas com fornecedores: Ah, esse pode – e deve! – ser evitado. Atenção, noivos: Ter fornecedores confiáveis é indispensável para um bom casamento, sem falar que vocês precisam contar com pessoas que estão acostumadas a trabalhar em grandes eventos e conhecem a dinâmica de um casamento. Pesquisem, pesquisem muito, procurem recomendações, visitem eventos assinados por eles. Acredite: isso poupará vocês de muitas dores de cabeças e prejuízos financeiros.

Atrasos: Todo casamento tem seus prazos, e é muito bom segui-los. Não dá para perder o tempo de entrar com a papelada no cartório, por exemplo, porque algumas igrejas não fazem a cerimônia religiosa sem que o casal já esteja casado legalmente. Outro ponto importante é o prazo para entregar os convites. Siga sempre o cronograma da organização do casamento para não deixar passar nenhuma data. O Especial Noivas do Folha Vitória traz todos os prazos para você aqui.

Opiniões, opiniões, opiniões: Todo mundo tem uma receita mágica quando o assunto é casamento. A mãe fez de um jeito, a tia de outro, a prima de outro…  Sugestões são válidas, mas não aceite a pressão de quem quer impor um prazo ou um fornecedor. Cada noiva tem suas preferências e seu tempo. Lembre-se, é o seu dia!