O mês de janeiro se aproxima do fim, marcando o encerramento do período de férias e o início das aulas. Neste momento, especialistas afirmam que planejar o retorno traz benefícios tanto para a criança quanto para sua família.
Da conversa sobre a retomada das atividades às mudanças nos horários de sono e na alimentação, algumas dicas podem ser úteis para facilitar o processo de readaptação à rotina escolar.
Diretora pedagógica da Escola Monteiro, Penha Tótola considera o planejamento importante para estudantes e famílias. “Comprar e organizar o material com antecedência e convidar a criança ou o adolescente a participar desse processo já são formas de preparar a retomada das atividades, de unir pais e filhos e de estimular a autonomia do aluno”, considera.
Mas há outras dicas úteis para tornar mais leve e tranquilo o início do ano letivo. “As férias são um período importante para a criança e o adolescente, permitindo o desacelerar e o descansar, fundamentais para recuperar as energias. Mas sabemos que esse ‘pacote’, muitas vezes, também inclui mudanças em relação a hora de dormir e acordar e até mesmo alterações relacionadas a hábitos alimentares. Por isso, uma semana antes do início das aulas, que na Monteiro acontece em 30 de janeiro para alunos do 1º ano do ensino fundamental e no dia 31 para as demais séries, é importante restabelecer horários e rotinas para facilitar à adaptação”, considera Penha.
Outros pontos de atenção, para ela, se relacionam à definição sobre o ir e vir da escola (definir quem terá a responsabilidade de levar ou buscar, contratar o transporte escolar…); ao número de atividades extras e horários; à construção de uma rotina diária de estudos, que leve em conta tempo para brincar e para o lazer; são exemplos de temas que devem estar na pauta das famílias.
“Incluir a criança e o adolescente na conversa e traçar acordos e combinado são atitudes que contribuem para o cumprimento das regras. Ao participar da definição, criança e adolescente se sentem mais estimulados e comprometidos. E é assim que trabalhamos na sala de aula e na escola. O aluno tem voz e vez, sabe dos seus direitos e deve cumprir seus deveres”, diz.
Segundo Penha, quando o início das aulas também marca o começo de um novo ciclo, como a mudança da educação infantil para o ensino fundamental, do fundamental 1 para 2 ou para o ensino médio ou ainda uma nova escola, o cuidado deve ser ainda maior.
“Na Monteiro, há atenção ainda mais especial nessas situações. As aulas dos alunos que saem da educação infantil e iniciam o ensino fundamental, por exemplo, começam um dia antes. Nossa intenção é que o espaço da escola, no primeiro dia, seja só deles. São crianças de seis anos e é importante que tenham esse momento de acolhimento e familiarização à nova fase”, ressalta.
Leia mais sobre o acolhimento aos alunos do 1º ano do ensino fundamental e sobre a importância do tempo para brincar neste link.
Outra prática adotada é dar ao aluno que visita a escola antes do final do ano letivo com a intenção de se matricular no ano seguinte a oportunidade de conhecer as turmas da série em que está. “Dessa forma, tanto ele quanto os futuros colegas vão se familiarizando, ao mesmo tempo, em que trabalhamos uma cultura de acolhimento. Nossos alunos, como grupo, têm a postura de bem acolher. É bonito de ver”, afirma.
Dicas para se preparar para o início das aulas:
– Compre e organize todo o material com antecedência. Inclua a criança ou adolescente nessa organização.
– Prepare uniformes.
– Trace a rotina, incluindo horários de dormir e acordar, atividades extras, tempo de estudo, reservando espaço para o lazer e o brincar.
– Comece a introduzir a retomada da rotina uma semana antes da volta às aulas para que o aluno se adapte com mais facilidade.
– Esteja atento ao tempo de deslocamento entre casa e escola e organize o ir e vir.
– Retome horários de dormir e acordar. Não é preciso dormir e acordar no horário da escola, mas começar a acordar e a dormir mais cedo, com horário estabelecido, pelo menos uma semana antes do início das aulas, pode ajudar na adaptação. Se a criança tem acordado às 11h da, num primeiro dia, a família pode acordá-la às 9h. No segundo, poderia ser às 8h, antecipando também a hora de dormir.