Após as fortes chuvas que deixaram a cidade de Rio Bananal, na região Norte do Espírito Santo, debaixo d’água nesta terça-feira (07), a infraestrutura da rede de distribuição de água sofreu impactos e a operação acontece em volume reduzido.
Em comunicado à população nesta quarta-feira (08), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio Bananal pediu que os moradores utilizem água de forma racional.
Leia também:
Com risco de novo temporal, ES recebe alerta vermelho; veja cidades
Vila Velha tem bairros alagados, queda de árvores e falta de energia após temporal
Rio Doce em Linhares sobe quase 40cm e fica perto da cota de inundação
A cidade foi a que mais registrou acumulado de chuva e possui o maior número de pessoas fora de casa entre os demais municípios do Espírito Santo. Foram 125mm de chuva, 200 pessoas desalojadas e 25 desabrigadas.
“Ainda não há conhecimento completo sobre os impactos na infraestrutura da rede de distribuição. Pedimos à população que especialmente aqueles que não foram diretamente atingidos pela enchente que utilizem a água de forma racional. Essa colaboração é essencial para que possamos realizar um diagnóstico completo da situação e trabalhar para restabelecer o abastecimento de forma eficiente”, diz o comunicado do SAAE.
Como auxílio à cidade, a Prefeitura de Linhares enviou na manhã desta quarta-feira (8) três caminhões-pipa com água potável para abastecer Rio Bananal. Foram 90 mil litros de água enviados.
“Neste primeiro momento estamos enviando água potável. E estamos prontos para enviar uma equipe de técnicos que possam auxiliar a destravar os sistemas de água, de abastecimento, que se encontram comprometidos”, afirmou o diretor-presidente o Saae de Linhares, Yoshito Fukuda.