Quinze municípios do Espírito Santo não utilizaram pelo menos 80% das doses de vacinas contra a covid-19 recebidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Por esse motivo, receberão apenas 50% do total de imunizantes inicialmente previsto. A medida já vale para a distribuição feita nesta segunda-feira (21).
As cidades que receberão metade das doses são: Águia Branca, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, São Mateus e Vargem Alta.
Na semana passada, apenas Colatina não havia utilizado o percentual mínimo estipulado pela Sesa, que na ocasião era de 70%.
Por meio de nota, a Secretaria da Saúde disse que orientou, junto ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os secretários municipais das 78 cidades capixabas a manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a covid-19 acima dos 80%, em dados disponibilizados pelo Localiza-SUS.
A orientação, segundo a Sesa, aconteceu durante reunião do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), na última sexta-feira (18). Ainda de acordo com a secretaria, a medida visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população.
Em caso de o município não atingir a meta estipulada, receberá na distribuição semanal 50% das doses que lhe seriam destinadas. Os demais 50% serão para aos demais municípios que atingiram taxa acima de 80%. Retornando à taxa de excelência, a cidade garante 100% das doses.
Leia também: Espírito Santo registra recorde de vacinação em 24 horas
Chegada de doses
Neste último fim de semana, o Espírito Santo recebeu um total de 187.950 doses da vacina da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Foram 33.200 doses no sábado (19) e 154.750 no domingo (20).
De acordo com a Sesa, cerca de 50% das doses recebidas no sábado foram encaminhadas aos municípios, na manhã desta segunda-feira, para continuação da campanha destinada à população geral. Os outros 50% serão destinados para a aplicação das segundas doses do Projeto Viana Vacinada.
Já as vacinas recebidas no domingo serão destinadas à aplicação de segundas doses dos esquemas vacinais que completam 12 semanas no início de julho.
Segundo a Secretaria da Saúde, as doses foram encaminhadas à Central de Rede de Frio, que fará a distribuição aos municípios na próxima semana, no tempo oportuno para a organização dos municípios.
A distribuição atenderá aos esquemas vacinais iniciados em abril, entre os públicos de trabalhadores da saúde, forças de segurança e idosos de 60 a 64 anos.