Geral

Divino de São Lourenço entra para a lista de cidades com risco alto no ES; total é de 37 municípios

Segundo o governador, o mapa que tem vigência a partir deste domingo não apresenta nenhuma cidade com risco extremo

Foto: Reprodução

O município de Divino São Lourenço, no Sul do estado, entra para a lista das cidades com risco alto para a contaminação do novo coronavírus no Espírito Santo. A partir deste domingo (14), 37 cidades mantém o risco mais alto até o momento. Outros 41 municípios se mantém no risco moderado. Ainda não há locais classificados para o risco extremo.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Divino de São Lourenço é o município com menor número de habitantes no Espírito Santo, com cerca de 4,6 mil moradores. A atualização mais recente do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde mostra que a cidade possui 63 casos confirmados da doença, com duas pessoas recuperadas e nenhuma morte registrada.

Segundo o governador Casagrande, nenhuma cidade sofre alteração para melhor situação no mapa de risco com menos de 14 dias. Segundo ele, isso acontece porque este é o período de encubação da doença. “Os municípios enquadrados no risco alto e moderado, se conseguirem no decorrer da semana uma posição melhor, eles não saem desta posição que foram enquadrados com menos de 14 dias. Mesmo se tiver condições de dar um passo atrás, eles precisam cumprir essas condições”, afirmou.

Foto: Divulgação/Governo do ES

Além de Divino de São Lourenço, os municípios que compõem a lista de alto risco são: Afonso Claudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mucurici, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Serra, Viana, Vila Velha e Vitoria.

As cidades com risco moderado são: Apiacá, Muniz Freire, Alegre, Aracruz, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Luto oficial

O governador Renato Casagrande iniciou o pronunciamento lamentando as mortes causadas pelo coronavírus no Espírito Santo. Segundo ele, neste sábado, o estado atingiu a marca de mil mortes com causa confirmada para a doença.

Por este motivo, Casagrande informou que assinou um decreto de luto oficial em todo o Espírito Santo, em solidariedade às famílias das vitimas do novo coronavírus no estado.