
Chegou nesta terça-feira (13) à Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o projeto de lei do Poder Executivo que autoriza o município a doar ao Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) os terrenos onde está instalado o hospital do bairro Aquidaban.
A doação destina-se, exclusivamente, a dar continuidade às obras do prédio para a instalação do Hospital Materno-Infantil, voltado para o atendimento de pacientes do SUS. Se o hospital não for instalado, o edifício volta a pertencer ao município.
O presidente da Câmara, Júlio Ferrari, diz que o projeto será apreciado logo, pois sabe que a matéria é urgente. “Cachoeiro já perdeu tempo demais com questão, e a população foi muito prejudicada”, disse, ressaltando sua construção em 2001 pelo então prefeito, atual deputado estadual Theodorico Ferraço.
Já o vereador Fabrício do Zumbi diz esperar que o projeto não seja votado apressadamente. Segundo ele, o prédio foi construído com recursos púbicos, e a doação para uma entidade filantrópica precisa ser analisada com cuidado. “Os hospitais filantrópicos no Brasil viraram empresas, o Governo Federal, por exemplo, lhes deve bilhões. No entanto, cabe ao setor público garantir a saúde, já que pagamos muitos impostos para isso, e não sobrecarregar o terceiro setor”, afirmou.