A Secretaria de Saúde de Vargem Alta recebeu o resultado do exame que descarta a leptospirose como a causa da morte de uma dona de casa, de 26 anos, no último dia 4.
O resultado do exame que vai apontar a causa da morte de um pedreiro de 48 anos, ainda não ficou pronto. Ele morreu no último dia 7, depois de dar entrada no Pronto Atendimento de Vargem Alta com quadro de convulsão, dores nas costas e na barriga.
A Secretaria afirmou também que dois casos da doença foram confirmados e os pacientes estão em tratamento. A leptospirose é doença infecciosa que está diretamente vinculada ao contato direto ou indireto com urina de ratos, comumente presentes nas águas e lamas de enchentes. O município de Vargem Alta sofreu com enchentes no mês de janeiro.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 25 casos foram notificados no município. Destes, oito foram negativos para leptospirose, um foi indeterminado e outros 14 aguardam os exames laboratoriais. O prazo para entrega dos resultados é de até 15 dias para os exames.
A recomendação é que quem teve contato com a água e a lama da enchente, e apresenta sintomas, como: febre, mialgia (dor no corpo, em especial panturrilhas) e dor de cabeça, procure imediatamente atendimento médico.