Geral

“Domo de calor” vai elevar as temperaturas no ES? Entenda

Massa de calor deve se intensificar e avançar por cidades brasileiras ao longo dos próximos dias, especialmente na região Sul, segundo a MetSul Meteorologia

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma intensa massa de calor, classificada pelos metereologistas como “Domo de calor”, tem sido amplamente divulgado nos últimos dias ao atingir a Argentina. A MetSul Meteorologia destaca que ela deve se intensificar e avançar por cidades brasileiras ao longo dos próximos dias, especialmente na região Sul.

Foi alertado que ela tem a tendência de se intensificar nos próximos dias, com máximas perto ou acima dos 40°C, caracterizando calor excessivo em diversos estados como, por exemplo, no Rio Grande do Sul. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mas será que essa massa de calor vai afetar o Espírito Santo?

Procurado pela reportagem do Folha Vitória, o Climatempo esclareceu que, o Espírito Santo não será impactado pela atuação da onda de calor. “As temperaturas são elevadas, mas dentro do esperado para o período”. 

Confira as temperaturas para os próximos dias no ES

Terça-feira (06)

Grande Vitória: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C.

Região Sul: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 36 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 32 °C.

Região Serrana: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 33 °C. Já nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

Região Norte: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C.

Região Noroeste: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 37 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 22 °C e máxima de 34 °C.

Região Nordeste: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 35 °C.


Quarta-feira (07)

Grande Vitória: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.

Região Sul: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 37 °C. Já nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

Região Serrana: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 22 °C e máxima de 37 °C. Já nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 32 °C.

Região Norte: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.

Região Noroeste: nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 38 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 22 °C e máxima de 35 °C.

Região Nordeste: temperatura mínima de 24 °C e máxima de 36 °C.

O que é uma onda de calor?

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, uma onda ou bolha de calor é uma sequência de dias ou até semanas, onde as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época de 3°C a 5°C ou mais acima da média, em uma área ampla. 

“Esta característica deve ser observada pelo menos por cinco dias consecutivos. As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica”, destaca. 

LEIA TAMBÉM: Alerta para chuvas intensas em 29 cidades capixabas; veja lista