Na tarde da última segunda-feira (4), os agentes de trânsito de Cachoeiro começaram a notificar os proprietários de veículos abandonados em vias do município. Sete automóveis nessa situação foram encontrados do bairro Vila Rica, que recebeu a primeira ação após a Secretaria de Defesa Social.
Após ser notificado, o proprietário tem cinco dias para fazer a retirada do veículo. Caso contrário, será encaminhado para um pátio de custódia e, decorridos 60 dias, sem nenhuma manifestação em contrário, direcionado para leilão.
A nova portaria descreve as características que definem o abandono, as condições necessárias para a configuração de tal estado e os procedimentos a serem adotados nesses casos. Assim, ela normatiza a aplicação em Cachoeiro da Resolução Nº 623 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 6 de setembro de 2016, que deu permissão legal para a medida, mas sem detalhar as características e condições da situação de abandono.
Atendendo a demandas da Agência Municipal dos Serviços Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) e da Ouvidoria Municipal (denúncias), os agentes de trânsito continuarão a realizar ações direcionadas de notificação em locais específicos de Cachoeiro nas próximas semanas.