O Ministério da Justiça e Segurança Pública deu início a maior pesquisa nacional para levantar informações sobre saúde, segurança, valorização e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social de todo o país. No Espírito Santo, 12 mil policiais vão participar do estudo.
Em entrevista à Pan News Vitória, o coordenador-geral de Políticas para os Profissionais de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Paulo Tadeu Silva Pena, explicou que a pesquisa é totalmente sigilosa e até o momento apenas os policiais do sistema penal não aderiram a proposta no Espírito Santo.
“Já tivemos a adesão da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civil e Militar, Polícia Científica, além do Corpo de Bombeiros. A polícia penal ainda não nos respondeu, mas acreditamos que isso deve acontecer em breve”, disse.
De acordo com Pena, os dados coletados vão fomentar as ações do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social (Pró-Vida).
“O Espírito Santo é um Estado muito importante. Gostaríamos que todos os profissionais da segurança pública participassem dessa pesquisa. Só assim vamos entender o que o policial realmente precisa e vamos poder implantar políticas públicas de melhorias para essa categoria”, afirmou.
Ouça a entrevista completa: